domingo, 2 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA


Cabe ao profissional físico (o professor de Ed.Física) o papel de apresentar varias formas de expressão corporal,através de atividades lúdicas, jogos, modalidades esportivas e também através da arte de movimentar o corpo com ritmo mais precisamente dançar que é sem dúvida uma das melhores maneira de comunicar-se sem palavras.

Nanni (2003, p.7) ”As danças em todas as épocas da hístòria e\ou espaço geográfico, para todos os povos é interpretação de suas manifestações de seus estados de espírito, por meios de emoções de expressão e comunicação do ser e de suas características culturais.”
Dançar é além de movimentar o corpo, uma forma de entender onde viemos e em que cultura estamos inseridos. Desde os tempos mais antigos já se dançava para expressar varias coisas como: A religião, a vida, a morte, a saúde, para fins terapêuticos e educacionais, bem como para exprimir as formas de manifestações culturais.

Pereira (2001. p, 61) A dança é um conteúdo fundamental e ser trabalhado na escola; com ela pode-se levar os alunos a conhecerem a se próprio e com os outros; explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorem novos sentidos, movimentos livres (...) verificamos assim as infinitas possibilidades e a grande importância da dança no mundo educacional mostrando oportunidades de trabalho e de qualidade de vida para o aluno e a sociedade.

Vargas (2003, p13) Completa que a atividade da dança na escola ”(...) Engloba a sensibilidade a conscientização dos alunos tanto para suas posturas, atividades, gestos e ações cotidianas como para as necessidades de expressar, comunicar, criar, compartilhar e interatuar na sociedade.”
Então, segundo as citações, a atividade dança na escola mais precisamente nas aulas de Educação Física, tem um papel importantíssimo, passando conhecimento de si próprio para a convivência melhor na sociedade que está inserido, levando ainda em considerações as modificações cognitivas que refletem positivamente no rendimento no rendimento escolar, pois fatores com criatividade e expressão são desenvolvidos com prática da dança.

Para Cunha (1992. p.11) a dança merece destaque junto a Educação Física complementando as atividades de “ginásticas, lúdicas, esportivas e recreativas”
Já não concordo no que o autor citado a cima fala de a dança complementa outras atividades, muito pelo contrario a dança oferece bases que inúmeras atividades sejam realizadas, pois o conhecimento do corpo e do espaço, característicos da dança são pré-requisitos para outras modalidades.
Infelizmente ainda vivemos numa sociedade na qual pais criam filhos para jogar “futebol” isto falando de meninos; porém de forma diferentes, divertida e atrativa tem que ser apresentado a outra modalidade para que a criança possa escolher a que mais se identifica, longe de preconceitos e perto de uma atividade prazerosa.

Texto escrito por: Josenilda M.



Referências Bibliográficas


• NANNI, D. Dança Educação, Pré-escola a universidade. 2 ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2003. P. 7-79.
• PEREIRA; S. R. C. et al, Dança na Escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, n, 25, P. 60_61, 2001.
• VARGAS, L. A. A dança na escola. Revista Cíniegis, Santa Cruz do Sul, v.4, n.1, p.9-13,Jan/Jun. 2003.
• CUNHA, M. Aprenda dançando, dance a aprendendo. 2 ed. Porto Alegre: LUZATTO, 1992. P.11-13.

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